SER E TEMPO

ponha o problema do ser sobre uma base nova em seu princípio. Por certo Platão também não elucidou ele mesmo o que há de obscuro nessas conexões categoriais. A ontologia medieval discutiu esse problema de muitas maneiras, sobretudo nas orientações das escolas tomista e escotista, mas não chegou a uma clareza de princípio. E quando Elegei determina finalmente o “ser” como o “imediato indeterminado”, e essa determinação fundamenta todas as outras explicações categoriais de sua Lógica, ele se mantém na mesma direção-do-olhar da ontologia antiga, somente abandonando o problema — já posto por Aristóteles — da unidade do ser diante da multiplicidade das “categorias” providas de conteúdo-de-coisa. Ao se dizer por conseguinte que “ser” é o conceito mais universal não se diz contudo que esse conceito seja o mais claro, de sorte que toda discussão ulterior se faz desnecessária. Ao contrário, o conceito do “ser” é o mais obscuro.

[4] 2. “Ser” é um conceito indefinível. É o que se infere de sua suprema universalidade4. E, com razão — se definitio fit per genus proximum et differentiam specificam. De fato, “ser” não pode ser concebido como ente; enti non additur aliqua natura: não se pode determinar o “ser” atribuindo-se-lhe ente. O ser não pode ser derivado por definição de conceitos superiores e não pode ser exibido por conceitos inferiores. Mas disso se segue que “ser” já não pode oferecer problema algum? De modo nenhum, e só pode se seguir que “ser” não é algo assim como um entea. De onde resulta que o modo de determinar o ente, que se justifica dentro de certos limites — a “definição”


4 Cf. Pascal, Pensées et Opuscules6 (ed. Bunschvicg) [Pensamentos e opúsculos, 6a ed.], Paris, 1912, p. 169: On ne peut entreprendre de définir l'étre sans tomber dans cette absurdité: car on ne peut définir un mot sans commencer par celui-ci, c’est, soit qu'on l’exprime ou qu'on le sous-entende. Donc pour definir l'être, il faudrait dire cést, et ainsi employer le mot defini dans sa définition.


a não! mas: sobre ser (Seyn) não pode ser decidido com o auxílio dessa conceituação.


37


Martin Heidegger (GA 2) Ser e Tempo (Castilho)